terça-feira, 16 de maio de 2017

Programação especial comemora os 55 anos de ensino superior da Unimontes


A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) completa neste mês, 55 anos de existência.  Em 24 de maio de 1962, era criada oficialmente a Fundação Norte-Mineira de Ensino Superior (FUNM), transformada em autarquia estadual pela Constituição Mineira de 1989. O aniversário da Unimontes será comemorado com uma variada programação entre 21 e 26 de maio, destacando lançamento de selo postal comemorativo, homenagens a servidores aposentados, oficinas, exposições, ações extensionistas e apresentações de atividades culturais e esportivas, dentre outras atrações.

Além de envolvimento da comunidade do campus-sede, haverá atividades paralelas no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). A programação também se estende aos demais campi da Unimontes e ao Museu Regional do Norte de Minas. Toda a programação pode ser conferida em hotsite comemorativo aos 55 anos de existência da Unimontes (www.55anos.unimontes.br), assim como o histórico da universidade, as principais ações dos ex-reitores e da atual gestão da Universidade. Também são disponibilizados depoimentos de servidores e professores (da ativa e aposentados), acadêmicos e egressos da instituição.

A programação comemorativa será iniciada no dia 21 de maio, com o projeto “Domingo é Dia de Museu”, com visitação gratuita ao Museu Regional do Norte de Minas, no antigo casarão da Fafil, uma das primeiras sedes da Unimontes. Será a partir das 9 horas, com vínculo, também, à 15ª Semana Nacional de Museus.

Na segunda-feira (22/5), às 9 horas, acontece apresentação musical com Talles Guimarães e abertura de mostra fotográfica itinerante da história da instituição "Especial 55 anos da Unimontes". No mesmo dia, na parte da tarde (14 às 17 horas), acontecerá a oficina de arte do Projeto Reciclar – Técnica de Encadernação e Reutilização de Papéis – na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, no campus - sede. Ás 15 horas, será antecipada a entrega das tarefas da Gincana "55 anos da Unimontes", com participação de acadêmicos e egressos. A atividade é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão.

Na manhã da terça-feira (23), de 9 às 12 horas, haverá plantio e distribuição de mudas nativas da região e frutíferas no campus-sede, atividade que também acontecerá no Campus de Janaúba. Em seguida, nova entrega de tarefas da Gincana “55 Anos”.

Ás 15 horas, será feito o lançamento dos selos comemorativos aos 55 anos da Universidade Estadual de Montes Claros, em parceria com os Correios. Será prestada homenagem ao ex-reitor José Geraldo de Freitas Drumond, seguida se apresentação musical.  Também serão prestadas homenagens a ex-dirigentes, servidores e professores aposentados, além de egressos.

 Á noite, às 20 horas, a comunidade será brindada com o "Show Historia de Un Amor – homenagem aos 55 anos de ensino superior da Unimontes", com o tenor argentino Mariano Malti e a pianista Talitha Peres, de Montes Claros. O espetáculo será apresentado no Corredor Cultural, em frente ao Museu Regional do Norte de Minas.

DIA ESPECIAL

Na quarta-feira, dia 24 de maio, data em que se comemora o aniversário da Universidade, a partir das 8 horas, com o momento “Viva a Vida & Saúde”, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6do Campus Universitário, com apresentação da Banda de Música do 10º Batalhão da Polícia Militar e corte do bolo comemorativo (dois metros).

Durante a manhã, à tarde e à noite I(9h30 às 21 noras), haverá programação especial com a mostra das ações extensionistas da instituição, no "Espaço 5.5 em Ação", na via ao lado das quadras do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, que dá acesso ao prédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor) e do Centro de Educação a Distância (CEAD). 

Cinco tendas serão instaladas para a oferta de serviços extensionistas, orientações de saúde e jurídicas, educação a distância, gincana, apresentações musicais e intervenções artísticas. As atividades terão a participação do Serviço de Assistência Jurídica Itinerante – S.A.J. Itinerante.

Ao meio-dia, os servidores técnico-administrativos participam do almoço especial "55 Anos da Unimontes”, com apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Saruê, Grupo Roda de Choro e convidados (artistas servidores da universidade). Às 15 horas, serão entregues as tarefas da gincana do aniversário do ensino superior público regional.

Á noite, às 18 horas, será realizado ensaio aberto do Grupo Saruê e, às 18h30, tem início o Passeio Noturno de Bike, aberto ao público em geral. Na sequência, acontecerá apresentação musical do Projeto "Bateras na Praça", sob a coordenação do professor Marco Neves, do departamento de Artes/Música. Também está previsto show da banda Volts, de rock, às 20h30.

Na quinta-feira (25/5), será realizada a oficina de arte do Projeto Reciclar, das 9 horas ao meio-dia, no Hospital Universitário Clemente de Faria.  Á tarde (14 às 17 horas), acontecerá a última etapa da gincana no campus-sede. Á noite, às 19 horas, será aberta a mostra fotográfica itinerante, no prédio 6, Também está prevista palestra motivacional, com o advogado e servidor público federal Cláudio Prates.

Na sexta-feira (26/5), a comemoração será encerrada com almoço de confraternização dos servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria, ao meio-dia, e homenagem aos colaboradores do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), às 15 horas, no auditório do HUCF.

Fonte: Ascom Unimontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário